Imprimir
Categoría de nivel principal o raíz: Islas
Categoría: Azores

Operação de resgate médico de um tripulante de 42 anos de idade com sintomas de hipotermia grave.

Información
Azores 27 Julio 2017
social youtube xornalgalicia   feed-image

A Marinha, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com a Força Aérea (FAP) e o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou, hoje, dia 26 de julho de 2017, uma operação de resgate médico de um tripulante de 42 anos de idade com sintomas de hipotermia grave.
O tripulante nacional encontrava-se a bordo do navio de pesca costeira português, a navegar a cerca de 51 milhas (94Km) a oeste da Ponta do Pargo, na Ilha da Madeira.

O alerta foi recebido pela Marinha cerca das 09h44. Face ao quadro clínico apresentado pelo pescador o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) decidiu que o resgate médico deveria ser efetuado pelo método mais rápido, por via aérea, com embarque da equipa médica da Equipa Médica de Intervenção Rápida do dispositivo de emergência sediado em Porto Santo.
 
Para proceder ao resgate foi solicitado à Força Aérea a ativação do helicóptero EH-101, do Destacamento Aéreo da Madeira da FAP de Porto Santo, tendo o tripulante sido desembarcado no aeroporto da Madeira pelas 12h52, onde era aguardado por uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz.
O pescador foi posteriormente transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça em situação estável.