Açores recebe exercício de veículos autónomos não tripulados

Información
Azores 07 Julio 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image

vehiculosnotripuladosdronesComeça hoje e decorre até 29 de julho, nos Açores, o REP Atlantic 15, um exercício que que tem como principais objetivos desenvolver capacidades para planear e controlar operações de sistemas de veículos submarinos, de superfície e aéreos, através de redes de comunicação interoperadas, bem como promover a imagem técnico-operacional de Portugal na área dos veículos autónomos.

Este exercício é composto por três fases. Na primeira, de 6 a 12 de julho, irão decorrer operações simultâneas em Ponta Delgada, no Faial e no Pico. Estas visam endereçar o mapeamento dos fundos com recurso a AUVs, e o mapeamento com recurso a câmaras híper-espectrais instaladas a bordo de UAVs. Haverá ainda, uma componente de comunicação e localização submarinas realizadas com recurso a AUVs e Wave Gliders, operados a partir do NRP Gago Coutinho. Na zona de São Miguel pretende-se desenvolver a capacidade de proteção portuária, guerra de minas, busca e salvamento e fiscalização marítima. Nestas ações serão utilizados veículos submarinos e aéreos autónomos, operados a partir de terra em Ponta Delgada e a partir do NRP João Roby.

A segunda fase, de 13 a 19 de julho, terá lugar no banco de São Mateus e procura realizar o seguimento de cetáceos e caracterizar as condições ambientais das suas áreas de alimentação. Estas operações decorrerão a partir do NRP Gago Coutinho e das embarcações do Instituto do Mar/Departamento de Oceanografia e Pescas, da Universidade dos Açores, ficando a cargo do Instituto Hidrográfico a caracterização das condições ambientais. Na baía do Porto do Faial serão executados os levantamentos hidrográficos, com recurso a AUVs, tendo em vista o apoio a forças expedicionárias, bem como participar em cenários de busca e salvamento marítimo.
De 20 a 28 de julho irá decorrer a última fase, no Faial, onde se preveem caracterizar as fontes hidrotermais e o mapeamento de fundos, estando para o efeito prevista a utilização de AUVs e de UAVs.
 
O Recognized Environmental Picture (REP) teve início em 2010, resultado de uma organização entre a Marinha Portuguesa e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Em 2014 a organização foi alargada ao Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e este ano associaram-se o Instituto do Mar/Departamento de Oceanografia e Pescas, da Universidade dos Açores. A forte adesão internacional nesta edição é marcada pela participação da Marinha dos Estados Unidos da América, através do Undersea Warfare Center (NUWC); da Universidade de Michigan e da NASA; da Noruega pela Norwegian University of Science and Technology (NTNU); da Agência de Investigação de Defesa da Noruega; e da Suécia pelo Royal Institute of Technology. Participa ainda a empresa nacional OceanScan Marine Systems & Technology, Lda, e representantes da Marinha do Qatar na qualidade de observadores.