NATO treina proteção portuária em Portugal

Información
Portugal 19 Junio 2015
social youtube xornalgalicia   feed-image

Está a realizar-se no Porto de Portimão de 17 a 22 de junho um exercício inédito de experimentação, designado por Harbour Protection Experimentation 2015 (HPX 15), que tem como objetivo a validação prática da doutrina, táticas, técnicas, procedimentos e os ensaios de interoperabilidade entre os meios e forças participantes nas quais se incluem representantes de Portugal, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca, Jordânia e de um Centro de Excelência da NATO, bem como o apoio das autoridades portuárias.   

                                                      

?Estão ainda presentes meios navais e forças de Portugal, Alemanha e Espanha, assim como um módulo de comando e controlo de Harbour Protection alemão, totalizando cerca de 140 participantes.
 
As missões, em especial de resposta a cenários de crise, exigem a utilização de portos em apoio às operações expedicionárias. Esta realidade requer muitos desafios, pois procura-se garantir o normal funcionamento da atividade portuária e, simultaneamente, estabelecer areas de segurança indispensáveis para as referidas operações.
 
É neste contexto que surge o presente exercício, no âmbito da iniciativa Smart Defence da NATO, no qual Portugal lidera um projeto para o desenvolvimento da capacidade militar de Harbour Protection, a qual faz parte dos objetivos de força identificados no NATO Defense Planning Process.