Navio-escola Sagres parte de Lisboa para viagem de mais de 4 meses

Información
Gente 26 Abril 2018
social youtube xornalgalicia   feed-image

O navio-escola Sagres larga amanhã, sexta-feira, dia 27 de abril, da Base Naval do Alfeite para uma viagem de 4 meses e meio, na qual irá cruzar o oceano Atlântico. O navio irá praticar 12 portos até ao regresso a Lisboa, previsto para 14 de setembro. Funchal, Filadélfia, Nova Iorque, Newport, Boston, Halifax, Miami, Willemstad (Curaçao), Cartagena das Indias (Colômbia), Praia da Vitória, Ponta Delgada e Faro são os portos onde a Sagres tem previsto atracar este ano.

?A presença do navio-escola da Marinha Portuguesa junto da comunidade portuguesa espalhada pelo mundo em especial nas várias cidades dos Estados Unidos da América e do Canadá será um dos pontos mais marcantes desta viagem. Recorde-se que o NRP Sagres participará nas Comemorações do Dia de Portugal em Boston. De seguida irá embarcar os cadetes da Escola Naval do 1º e 2º ano naquela que é a sua viagem de instrução. O navio irá participar também no evento “Velas Latino-América 2018” na companhia de outros de Grandes Veleiros.

O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Celebrou 80 anos em 2017, 55 dos quais com a bandeira de Portugal. A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o NRP Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens. Além dos milhares de visitantes que recebe a bordo, nos portos de escala, o NRP Sagres cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, albergando igualmente diversos eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens do símbolo de Portugal. O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo, que conta para esta missão com uma guarnição de 123 militares